Lavando os cabelos corretamente

20:21 Manoela Pacífico 0 Comments


Lavar os cabelos em casa, durante o banho, parece algo que todo mundo sabe fazer. No entanto, cometemos diversos erros que podem prejudicar nossos fios!




Primeiramente é importante informar que água muito quente faz mal aos cabelos, pois, os deixam fracos e sem brilho. Procure lavar os cabelos com água morna ou fria. Aliás, a água fria funciona como uma hidratação natural.

Aquela lavagem de salão que raramente conseguimos resultados parecidos em casa, não depende somente de produtos de boa qualidade e das mãos cuidadosas do profissional. É preciso os passos certos, respeitar algumas regrinhas e utilizar produtos para seu perfil de cabelo.

Qual a ordem correta para lavar os fios?


1. Shampoo (Neutros são os mais recomendados)
  2. Máscaras (Escolha hidratações de boa qualidade, se preferir peça uma dica ao seu cabeleireiro)
  3. Condicionador.
  4. Leave-in ou creme de pentear
Como fazer para que o cabelo fique cheiroso por um bom tempo e com brilho?

Passo a passo...

1. Inicie a lavagem pelo seu couro cabeludo, aplique o produto sempre na palma da mão e vá adicionando próximo a raiz do cabelo, massageie com a ponta dos dedos de forma que sua unha não toque o couro e enxágue. Nesse momento o comprimento e as pontas não são tão importantes. Repita esse processo até que sinta que a raiz está limpa.
2. Agora vamos lavar o comprimento e pontas, para isso utilizaremos o mesmo método da palma da mão aplicando o produto no fio e massageando com o movimento “puxa corda” de cima para baixo (nunca esfregando como se tivesse tirando mancha de roupa), enxágue e repita o procedimento por no mínimo 3 vezes.
3. Retire o excesso de água dos fios com uma toalha evitando esfregar. Aplique uma pequena quantidade de máscara (1 colher é o suficiente para um cabelo médio), massageie e deixe agir o tempo recomendado na embalagem, enxágue até que o produto seja retirado por completo.
4. Coloque uma pequena quantidade de condicionador na palma da mão, esfregue e aplique do comprimento até a pontas, evitando a raiz. Faça o movimento "puxa corda" e enxágue bastante.
5. Seque o cabelo com uma toalha pressionado e aplique o leave-in ou creme pra pentear.


Dicas valiosas...


  • Evite colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto, de preferência,  uma colherzinha ou espátula plástica para retirar a máscara e aplique com as mãos bem limpas. Isso tudo evita que ela seja contaminada por bactérias ou altere seu pH e fórmula.

  •  Nunca aplique condicionador no couro cabeludo mesmo que seus cabelos sejam secos. O condicionador, embora indispensável, desequilibra o PH do couro cabeludo e produz descamações ou óleo em excesso;
  •  
  • Se o couro cabeludo está com descamação ou excesso de oleosidade, a melhor pedida é usar um shampoo de limpeza profunda. Em casos mais graves, é recomendável procurar um dermatologista. Em ambas as situações, é interessante parar de usar condicionador até que o problema seja resolvido;

  •  Após aplicar condicionador nos cabelos, enxágue bastante os fios. Não os deixe nem com máscara de tratamento. O excesso destes produtos torna o cabelo opaco;

  • Ao finalizar o processo de lavagem – com shampoo e condicionador – é importante usar um lave-in. Trata-se de um produto importante para proteger os fios. Mais importante ainda é escolher um tipo que se adeque ao seu tipo de cabelo;

  • Quem pratica natação ou hidroginástica precisa redobrar os cuidados: lave o cabelo imediatamente após o término das aulas com shampoo anti-resíduos. Máscaras de tratamento e ampolas de hidratação são igualmente importantes;

  • É importante ter em casa os seguintes produtos: shampoo, condicionador, leave-in, máscara e ampolas de hidratação. É recomendável procurar marcas de qualidade porque pressupõe-se que elas não contém sal e tem PH compatível com as necessidades do cabelo;

  • Uma hidratação é sempre bem vinda. As máscaras de tratamento devem permanecer nos cabelos por 20 minutos, em média, e dispensam o uso de toucas térmicas. As ampolas têm ação mais rápida, em geral, 5 minutos são suficientes. Dispense as receitas com itens como frutas, iogurte, mel, ovos, por exemplo: os cosméticos estão muito avançados e trazem resultados rápidos e eficientes.


Receita natural com babosa pode!


– Dica importante para quem enfrenta problemas como dermatite seborreica, oleosidade excessiva, descamação: aplicar babosa natural uma vez por semana. “A babosa é um antibiótico natural que trata do couro cabeludo e deixa os fios com bastante brilho”. 
Beijos  ;)

You Might Also Like

0 comentários: